terra/MÃE

Curator Paula Garcia • CCSP, São Paulo, Brasil (2020)















Performance de longa duração constituída a partir de uma partitura de personificações de familiares desconhecidos em fotografias verídicas reencenadas como protocolos. Realidade e ficção chocam-se na busca por veracidade, a busca por redimir a amnésia imposta pelo tempo hegemônico através de canalizar identidades em trânsito. 

Quando o esquecimento mantém o silêncio, corporificar tais experiências torna-se urgente como um ato de rebeldia para a memória. Para navegar em busca de respostas, o corpo é um veículo: uma bússola diante do desconhecido. A família é fronteira, o corpo é fronteira, a comunidade é fronteira: a existência é fractal.

"terra/MÃE"
Performance de longa duração
4 horas
Long durational performance based on portraying unknown family members in real photographs, re-enacted as protocols. Reality and fiction collide in the search for veracity, the quest to redeem the amnesia imposed by hegemonic time by channeling identities in transit.

When oblivion maintains silence, embodying these experiences becomes urgent as an act of rebellion towards memory. To navigate in search of answers, the body is a vehicle: a compass in the face of the unknown. The family is a border, the body is a border, the community is a border: existence is fractal.

"terra/MÃE"
Long durational performance
4 hours