MOON — JEN — TAWEI

Curators Hélio Menezes, Sylvia Monastérios, Adelaide Pontes • CCSP, São Paulo, Brasil (2021)

















A máscara como um estado de pertencimento e encenação. De qual modo encarna-se a finitude de uma vida não mais vista de perto? Rostos de um pai. De uma avó. E de um avô. Indivíduos, personagens, narrativas: histórias tão entrelaçadas e conectadas, quando esgarçadas e corrompidas. 

Máscaras esculpidas como um rito de luto após o anúncio do falecimento de cada qual. Usando fotografias antigas para recriar tais familiares, na tentativa de alcançar suas presenças mais uma vez, a argila possibilita reencontro com a forma. Indivíduos, personagens, narrativas: histórias tão entrelaçadas e conectadas, quando desfiadas e corrompidas.

"MOON — JEN — TAWEI"
Escultura com queima de alta temperatura, algodão, tulê e chiffon de seda, ganchos metálicos.
28 x 18 x 10cm (cada)

The mask is a state of belonging and enactment. How do you embody a life that cannot be seen at close range? Or even one that is already gone? Faces of a father. Of a grandmother. And a grandfather.

Every mask was carved after the announcement of each relative’s passing, using old photos to recreate them. In an attempt to touch again those who are gone, the clay becomes a matter of re-encountering the form. Individuals, characters, narratives: stories so intertwined and connected, when frayed and corrupted.

"MOON — JEN — TAWEI"
Ceramic sculpture with high-temperature firing, tulle, silk chiffon, cotton silk, and metal hooks.
28 x 18 x 10cm (each)